quinta-feira, 3 de junho de 2010

HOJE É FERIADO MAS A FERNANDINHA ARRUMA A CASA!!

"Imagine que nos ultimos doze meses, na sua casa, voce nao tivesse jogado nenhum lixo fora; o lixo do banheiro, da cozinha a poeira acumulada, o material que voce comprou, as sobras, as embalagens. Se voce juntasse todo aquele lixo, como estaria sua casa? Viraria uma lixeira, com ratos, baratas, moscas e doença, um horrror, uma situação incontrolável, inabitável. Nós sabemos muito onde jogar nossos lixos fora..." A dona de casa Fernanda tambem. Mesmo sendo feriado, a casa tem que ser limpa e arrumada, a cachorrinha Charlote, precisa ser cuidada. O marido quer almoçar, a filha quer carinho! 
"O problema é que muitas vezes, na vida psicológica, na vida dos relacionamentos, da troca, da convivência, nao temos canais adequados para lidar com isso. Nao aprendemos, nao treinamos, nao desenvolvemos métodos para jogar fora tambem o lixo da relação. Os subprodutos  do relacionamento se acumulam, a  convivência vai avançando e vamos negando aquele "lixo". As vezes,usufruímos de um bom momento e a gente "esquece" quando acontece algo ruim jogamos aquilo para um canto, pra "debaixo do tapete" e vamos acumulando,a convivência vai ficando insuportável.Aquilo que nao é dito, nao é falado, nao é admitido,nao é confessado fazemos força  até para esquecer e a coisa vai se acumulando mais, pressionando mais. As pessoas chegam ao ponto de formar uma bomba dentro de si, como uma panela de pressão entupida no limite de estourar e começam a ficar doentes por causa disso.
Por fim, para gente encaminhar esse lixo todo, as competições, as invejas, as coalizões rígidas, as magoas, as ofensas, as alianças distorcidas, as maldades, as implicâncias, a greve branco dentro de casa etc..Para gente trabalhar tudo isso precisamos aprender a perdoar, precisamos pedir perdão ao proximo e a Deus, precisamos dizer:Senhor, admito que sou pecador."
(Obrigado doutor Fábio Damasceno)

2 comentários:

Marcus Américo Poemas e canções disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcus Américo Poemas e canções disse...

Pior do que um problema não resolvido é uma mazela escondida, uma nódoa dissimulada, algo que fica de "stand by" e que ao menor resvalo da dor revela toda a bactéria cultivada com a cumplicidade do tempo, que alguns dizem ser o "melhor remédio". Depois aquilo fica turvando as águas da nossa coerência. Tentamos disfarçar a todo custo com os nossos ativismos, fazendo a "obra de Deus" como forma de compensar nossos fracassos relacionais, entramos numa disneylândia espiritual, absortos em nossos projetos pessoais "faraônicos", só que esquecemos que o evangelho é relacional e como tal, como quesito principal, tem que ter o perdão, pois ele é o insumo "sine qua non" para o desenvolvimento de uma relação saudável com o Pai celeste, por isso mesmo o apóstolo João disse em sua primeira carta que "quem não ama seu irmão continua nas trevas" e "quenm não ama seu irmão a quem vê, como pode dizer que ama a Deus a quem não vê"? Basta lembrar da oração que Jesus ensinou, lá pertinho do desfecho "perdoa-nos assim como NÓS PERDOAMOS a quem nos tem ofendido" !